A iluminação é frequentemente uma questão de números — quando em excesso, os interiores perdem o seu contorno; quando em falta, a atmosfera escura pode tornar um espaço sem graça. A sua importância no design de interiores não pode ser subestimada: quando feita da maneira certa, não só realça as características arquitetônicas de um espaço, mas também faz com que os moradores se sintam à vontade. Como Carmelo Zappulla, do estúdio External Reference, explica em uma recente entrevista feita pelo Architonic, a luz é uma ferramenta crucial para adicionar um elemento emocional e "animar um espaço". É de se esperar que um projeto de iluminação errado possa ter consequências catastróficas para uma sala perfeitamente desenhada.
Existe uma infinidade de opções de iluminação artificial para escolher, e geralmente é a natureza do interior em que estão, ou o efeito espacial desejado, que determina quais funcionam melhor. Uma das mais comuns é a iluminação indireta. Essa técnica usa dispositivos para direcionar a luz para superfícies que atuam como refletores, suavizando os raios emitidos para evitar vigas volumosas e irregulares em favor de um brilho mais uniforme.
A luz indireta também pode ser um tipo de luz de destaque. Enquanto a luz ambiente é usada para descrever as principais fontes de luz que iluminam um espaço, a luz indireta refere-se a dispositivos que destacam partes específicas de uma sala ou atraem conscientemente o olhar do espectador para pontos de interesse. A iluminação indireta minimiza as sombras e o brilho refletido, o que a torna particularmente adequada para salas com superfícies reflexivas, como computadores, espelhos ou televisores.
Para ilustrar a eficácia da iluminação indireta, reunimos exemplos do banco de dados do ArchDaily em cinco diferentes tipologias de interiores que mostram como essa forma de iluminação pode fazer vários espaços irem além de suas quatro paredes.
Bem-estar
Áreas de spa e bem-estar em hotéis, espaços comerciais ou privados são alguns dos espaços interiores mais comuns que usam o brilho difuso da luz indireta. Os dispositivos aqui frequentemente possuem formas orgânicas, como círculos ou ondas, ecoando o efeito tranquilizador e visualmente atraente dos seus raios emitidos. Em outras ocasiões, tiras de LED ocultas são usadas para destacar características arquitetônicas específicas, como paredes e piscinas texturizadas ou identificar e separar zonas de relaxamento de suas contrapartes ativas.
Aquatio Cave Luxury Hotel & SPA / Simone Micheli
Renovação e Ampliação do Hotel MINHO / ,i
Spa Manja / PLAYGROUP Studio + AHCPL
Cultural
Em espaços culturais, como museus, bibliotecas ou galerias de arte, a luz indireta é igualmente útil. Ao posicionar fontes de luz de forma que seus raios se reflitam em uma superfície sobre objetos em exposição ou iluminem seus fundos, os projetistas de luz podem atrair o olhar do espectador de uma maneira mais sutil do que com holofotes diretos. O efeito resultante evoca uma qualidade misteriosa ideal para enfatizar peças de arte ou livros antigos sem arriscar danos por calor ou algo excessivamente chamativo.
Bent dan Light / BK Interior Design & Architectural Planning
The Water Drop Library / 3andwich Design / He Wei Studio
The Coffee Museum / M+DA ARQUITECTOS
Residencial
No que diz respeito a interiores residenciais, banheiros e cozinhas são dois sérios candidatos para realces de iluminação indireta devido à sua multiplicidade de superfícies reflexivas. Semelhante a áreas de spa públicas, banheiros privados também se beneficiam da natureza lisonjeira da luz refletida de uma superfície adicional, que cria uma atmosfera calorosa e relaxante, além de uma aparência geralmente melhorada do espelho. Nas cozinhas, os projetistas podem visualmente elevar características como uma ilha ou armários abertos ou prateleiras flutuantes através do uso intencional de fontes de luz indireta.
Apartamento JC II / João Tiago Aguiar Arquitectos
Residência Sonoma / Cooper Joseph Studio
Residência AXII / ADOM-STUDIO
Escritório
Locais de trabalho são, sem dúvida, os que mais tem telas e, portanto, se beneficiam de fontes de luz indiretas. Outra qualidade que torna esse tipo de iluminação particularmente adequado para ambientes de alta pressão: seu efeito calmante. Ao complementar as luzes de necessárias para as tarefas a serem feitas, acima ou em mesas com fontes de luz indireta em áreas comuns ou salas de descanso, os empregadores podem oferecer aos funcionários zonas claramente definidas de descanso de suas tarefas diárias e aumentar o bem-estar geral e a felicidade para níveis de produtividade mais altos.
Inspe Office / replus design bureau
Young Space / Daniele Claudio Taddei
Retórica do Espaço / Cai-In Interior Design
Comércio
Interiores de lojas também usam o efeito calmante da luz indireta a seu favor - criando uma atmosfera acolhedora que convida os visitantes. Esse tipo de design de iluminação permite que a equipe da loja tenha uma conversa mais prolongada com clientes em potencial. Além disso, a luz indireta favorece os objetos inanimados tanto quanto nossas imagens no espelho, tornando-a uma ótima combinação para lojas de roupas e provadores.
MKR Store in Seville / Guillermo Vázquez Consuegra
RtA Soho Store / Dan Brunn Architecture
Loja Haight Clothing / AIA Estúdio + Raphael Tepedino
Explore mais interiores que fazem uso de luz indireta nesta pasta My ArchDaily criada pela autora.
This article is part of an ArchDaily series that explores features of interior architecture, from our own database of projects. Every month, we will highlight how architects and designers are utilizing new elements, new characteristics, and new signatures in interior spaces around the world. As always, at ArchDaily, we highly appreciate the input of our readers. If you think we should mention specific ideas, please submit your suggestions.
Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Luz e Arquitetura.
Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily.
Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.